Oportunidade
Mutirão de empregos em Curitiba reúne vagas no setor metalúrgico
MILHARES DE VAGAS
As obras devem começar em 2025
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) planeja construir uma fábrica de cimentos e outra de calcário em Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). As novas indústrias vão totalizar cerca de R$ 3 bilhões em aportes.
Cerca de R$ 2,8 bilhões do investimento irá para a fábrica de cimentos. As indústrias utilizarão tecnologia de ponta e contarão com reservas de matéria-prima que poderão ser exploradas por mais de 80 anos, abrindo possibilidades para futuras expansões.
O projeto tem o apoio do Governo do Paraná através do programa Paraná Competitivo, que oferece benefícios como prazos estendidos para pagamento do ICMS e redução de alíquotas para atrair investimentos ao Estado. A iniciativa estimula a geração de empregos e aumenta a arrecadação estadual.
A construção das duas fábricas prevê a geração de 18 mil empregos diretos e indiretos. Cerca de 15 mil postos de trabalho devem ser criados durante as obras das fábricas e minas. Depois de pronta, mais 3 mil trabalhadores devem ser contratados.
LEIA TAMBÉM
As obras devem começar em 2025 após a obtenção das licenças ambientais necessárias. A CSN tem atuação nos setores de siderurgia, mineração, logística, cimento e energia. Fundada em 1941 e privatizada em 1993, a empresa emprega mais de 30 mil colaboradores e opera em 17 estados brasileiros (além da Alemanha e Portugal).